Com a canção Boogie Woogie na Favela, um “ Samba Boogie ” , que comenta a política de aproximação do Presidente Roosevelt com o Brasil, o autor Denis Brean emoldurou um cenário político nacional com bom humor e inteligência além de contribuir com um grande sucesso para a música brasileira. Denis Brean nasceu em Campinas no dia 28 de fevereiro de 1917. Mas esse é o pseudônimo que ele mesmo criou para o compositor, porque na certidão de nascimento ela era Augusto Duarte Ribeiro, e com esse nome fez carreira como jornalista. Foram muitos anos coordenando redações e escrevendo artigos para revistas e jornais na cidade de São Paulo, especialmente a Gazeta Esportiva. Também foi apresentador na Rádio Record e por mais de duas décadas divulgou novos talentos da música.
Antes de se mudar com a família para a capital paulista, onde fez faculdade de jornalismo , Augusto Duarte Ribeiro passou a infância e a adolescência em Campinas. No Colégio Ateneu Paulista começou a se aprofundar na música e com alguns colegas formou o Conjunto do Duarte, que se apresentava em escolas e festas cantando sucessos da época. E foi dessa maneira que em 1934 ele compôs a música que ganhou o concurso da primeira edição da Festa da Uva de Jundiaí O prêmio deu confiança e o estimulou a desenvolver o lado compositor.
Já trabalhando no rádio e em jornais, ficou mais fácil pra que Augusto Duarte Ribeiro tivesse contato com gravadoras e artistas. Essa proximidade permitia que seu lado compositor, identificado como Denis Brean, mostrasse obras e até indicasse quem ele gostaria que gravasse. E foi a partir do anos 1940 que outro campineiro começou uma parceria com Denis Brean. A exemplo de Denis, Oswaldo Guilherme não tinha conhecimento teórico e a música não era a sua fonte de renda. Oswaldo era funcionário do Instituto Agronômico de Campinas e escreveu com Denis canções que foram imortalizadas.
Denis Brean Morreu em 1969 com apenas 52 anos, deixou sua marca em várias áreas, mas com certeza é a música que vai continuar levando o nome de Denis Brean a cada nova regravação
As novas gerações resgatam sucessos dos anos 40 e 50 e recontam e história do compositor.
Acompanhe esta edição
Entre em contato
musicaecultura@cbncampinas.com.br
Produção
Walmir Bortoletto
Edição
Paulo Girardi