O projeto em discussão do Plano Diretor Estratégico de Campinas prevê uma nova classificação territorial para a cidade. Das atuais nove macrozonas, a cidade passaria a ser dividida quatro: as macrozonas Macrometropolitana; de Expansão com Desenvolvimento Sustentável; de Estruturação Urbana; e de Relevância Ambiental.
O secretário municipal de Urbanismo, Carlos Augusto Santoro, explica a mudança. “Eu acho que pouco funcionou, tanto que é que somente duas macrozonas foram votadas e aprovadas, então é um plano que não se efetivou”.
O secretário afirma que áreas próximas de rodovias não deverão mais receber empreendimentos residenciais, e citou os problemas que a alteração de classificação de áreas pode trazer, dando como exemplo as empresas de transporte de valores, que se localizavam fora de áreas residenciais, próximas às rodovias ou em regiões industriais da cidade, mas que hoje possuem casas e apartamentos em seus arredores.
Cláudia Oliveira, Coordenadora de Mobilização do Minha Campinas, grupo que acompanha e participa das discussões do plano diretor desde o início, vê com preocupação um ponto do plano, que pode levar ao aumento do perímetro urbano de Campinas. “Isso tá sendo colocado pela Secretaria de Planejamento como área de desenvolvimento ordenado sem mencionar o que de fato significa, e se refere ao aumento do perímetro da cidade, proprietários poderiam posteriormente transformar o zoneamento de rural para urbano”. Cláudia afirma que o plano diretor atual trata-se de um “cheque em branco” em relação a este ponto, pois não estaria claro que áreas poderão se tornar urbanas.
Para o movimento, não há necessidade de ampliação do perímetro urbano da cidade, pois Campinas possui uma densidade demográfica satisfatória, ou seja, a população está bem distribuída na área urbana atual, havendo áreas que poderiam ser ocupadas por empreendimentos de moradias populares, por exemplo.
Por conta disso, o minha Campinas criou uma página na internet onde há um abaixo assinado contra a expansão da área urbana de Campinas. O endereço é o sustentacidade.minhacampinas.org.br .
O cronograma do projeto do Plano Diretor prevê eventos até o dia 15 de julho. Mais informações podem ser encontradas no site planodiretor.campinas.sp.gov.br .