Ouça ao vivo

Vacas invadem pista e causam acidente na John Boyd Dunlop

A presença de animais de grande porte em vias movimentadas de Campinas voltou a causar transtornos para o motorista nesta quarta-feira. O problema desta vez aconteceu no início da tarde na avenida John Boyd Dunlop, na altura da Pirelli, região do Jardim Florence. Dois carros colidiram. Quem conta é o comerciante Reginaldo Lopes, que viu quando ao menos cinco vacas invadiram e cruzaram as duas pistas da avenida.

A situação é recorrente e também é registrada em outras avenidas, como Ruy Rodrigues e Mackenzie, que somaram juntas 42 dos 105 casos do ano passado. Um balanço do próprio Departamento de Proteção e Bem Estar Animal indica que o número de ocorrências deste tipo subiu 36% entre 2015 e 2016.

O diretor do órgão, Paulo Anselmo Nunes, diz que os dados incluem também os atropelamentos, mas não especifica o volume de situações de invasão de vias. Por outro lado, reconhece que o panorama é crônico em áreas específicas e alega que o município tem dificuldade em identificar e punir os proprietários.

Atualmente, os animais recolhidos são levados para um abrigo da Prefeitura. Se o dono não for encontrado, eles são enviados aos cuidados de instituições. Como punição, o proprietário é obrigado a pagar uma taxa pela captura e ainda arcar com as diárias de manutenção dos bichos em um espaço municipal.  Mas a expectativa é que o Estatuto dos Animais facilite o trabalho da Prefeitura. Atualmente, o projeto aguarda a sanção do prefeito Jonas Donizette. Ninguém se feriu no acidente registrado na John Boyd Dunlo e a Emdec afirmou que não foi acionada para atender qualquer tipo de ocorrência no local.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.