Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Raul Pila, no Jardim Flamboyant, em Campinas, têm vivido uma situação que se agravou nos últimos 15 dias. A falta de professores. A proposta da Escola é de horário integral de ensino, das 8h às 15h30, mas tem sofrido redução para, em média, duas a três horas de aula por dia, como conta Silvania Dourado Nogueira, mãe de um aluno. O filho dela, que está na 2ª série, confirma a falta de professores. Maria das Graças tem um neto na 2a série. Ela conta que mãe dele trabalha muito e está sofrendo com essa oscilação no horário de aulas.
Já, Lucia Almeida, se diz preocupada com a aprendizagem da neta que esta na 2ª Série. Claudia Iris de Souza também se diz preocupada com a aprendizagem do filho, que está na 1ª Série. Além da falta de aulas, Taís Fabiana reclama que as crianças ficam ociosas, com tempo sobrando para o Bullying, que seu filho de 7 anos tem sofrido. Os estudantes maiores também relatam o problema. Taís Rodrigues de Sousa, da 7ª Série, conta estar a 15 dias sem aula de História.
A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação admite a falta de professores no Raul Pila, alegando que as informações sobre possíveis mudanças na previdência estão levando um grande número de profissionais a pedirem aposentadoria. Informou estar buscando uma solução o mais breve possível, garantindo que não haverá prejuízo para os estudantes, pois haverá reposição de aulas.