Ele se intitulava irmão de BB King, pois essa era a sonoridade que todos queriam ouvir, e com isso ele aproveitou desse digamos assim “expediente ” para driblar as dificuldades de um artista ainda não consagrado . Mas o seu talento se consolidou, a mentira virou anedota, e todos puderem se beneficiar da sonoridade original do blues man Albert King. Ele nunca teve aulas formais de música e muito menos condições para comprar o primeiro instrumento. Porém a sua vontade em ter finalmente a sua guitarra o fez exercitar as suas habilidade como Luthier e seu primeiro instrumento foi uma peça improvisada a partir de uma caixa de charutos.
Albert Nelson nasceu em 1923 no estado do Mississipi e na juventude dividia o gosto pelo blues com o trabalho nas plantações de algodão e também o canto na igreja. Depois de mais de uma década como músico conquistou o prestígio definitivo ao lançar um dos álbuns fundamentais da história do blues o LP Born Under a bad Sign. Contratado pela Stax , gravadora que marcaria as bases da Black Music, essa produção de Albert King de 1967 contou nas gravações do luxuoso suporte dos integrantes da banda Booker T and The MG’s , além de Isaac Hayes ao piano e o naipe de metais com a Memphis Horns. Com esse time de músicos essa produção ganhou um ar totalmente soul.
Quando Born Under a bad Sign foi lançado Albert King , já possuía mais controle e maturidade sobre a estrutura do seu som. Atento ao que estava acontecendo durante a década de 60 com as bandas inglesas resgatando o universo do blues americano ele também ambientou essa produção para ir de encontro ao interesse do público mais jovem.
A figura de Albert King que morreu em 1992 impressionava com 1,93 de altura e mais de 110 kg. Ele empunhava a sua emblemática guitarra Gibson Flying V na qual ele tocava do lado canhoto mas sem inverter as cordas e com isso o seu som possuía uma tonalidade própria, e se tornou um dos pilares do chamado blues elétrico.
Acompanhe esta edição
entre em contato:
musicaecultura@cbncampinas.com.br
Produção
Walmir Bortoletto
Edição
Paulo Girardi