O fim do uso do dinheiro no transporte público de Campinas, substituído por um bilhete com QR Code comprado antecipadamente, foi recebido com aprovação por usuários do sistema e por representantes do sindicato dos motoristas. A substituição do modo de cobrança era questionada pelo Ministério Público, uma vez que havia a dupla função dos condutores.
Além disso, o as pessoas acreditam que com o fim do pagamento da tarifa em dinheiro nos ônibus, os assaltos que são registrados dentro das conduções devem acabar. Para quem utiliza o transporte público, a situação deve melhorar. Marcos Martins acredita que o embarque de passageiros será mais rápido e o motorista prestará mais atenção no trânsito, minimizando os riscos de acidente. Álvaro José Simões também acredita que o fim da dupla função do motorista é importante.
Para o vice presidente do sindicato dos rodoviários de Campinas e região, Isael Soares de Almeida, a decisão da Emdec é importante para que o motorista tenha mais condições de exercer sua atividade com competência e segurança. A fase de adaptação do novo sistema de cobrança no transporte público de Campinas vai até o dia 16 de novembro. Até essa data, os coletivos ainda vão aceitar o pagamento em dinheiro.