Achar uma vaga para estacionar no Centro de Campinas durante o horário comercial depende muito de sorte e o motorista que consegue também terá de contar com ela para encontrar quem venda o talão da zona azul. Isso porque o canhoto onde é anotado o tempo de permanência do veículo no local está em falta nos estabelecimentos comerciais credenciados pela Emdec. A situação acontece há pelo menos uma semana e a grande dúvida entre os motoristas é se o veículo será multado, caso não seja possível encontrar quem venda o talão.
A psicóloga Maria Morales trabalha no Centro e está com dificuldades para encontrar o bilhete da zona azul. Segundo ela, o comentário entre os vendedores credenciados é de que durante esse período de falta do talão, os agentes de trânsito da Emdec não estariam multando os veículos estacionados. A psicóloga afirma que não dá para confiar nesta informação. Camila Lavecchia trabalha em uma banca no Centro de Campinas e vende o talão de estacionamento da zona azul. Segundo ela, a Emdec informou que houve um problema com a gráfica e que por isso houve o desabastecimento. A comerciante também recebeu a informação de que os amarelinhos não estariam multando os veículos estacionados sem o canhoto da zona azul.
Porém, o presidente da Emdec e secretário de transportes de Campinas, Carlos José Barreiro, disse que a situação não é bem assim. Ele reconheceu que falta talão em algumas áreas do Centro e que a falha na distribuição aconteceu por um problema pontual. Sobre a ação dos agentes de trânsito nesses locais, Barreiro afirmou que os profissionais estão bem informados sobre os pontos onde os motoristas não estão encontrando o bilhete da zona azul e que eles estão atuando com bom senso. Por isso, o motorista não está isento de levar uma multa em caso de estacionar sem apresentação do canhoto. Segundo a Emdec, o problema da falta de talões da zona azul no Centro de Campinas deve ser corrigido nos próximos dias.