O Centro de Investigação de Pediatria da Unicamp, em Campinas, está com as cores do Brasil. Atletas paralimpicos participam de avaliações no Laboratório de Crescimento e Desenvolvimento para se preparar para competições nacionais e internacionais. Já vestem a camisa da seleção e entre eles, campeões do atletismo nas paralimpíadas e em mundiais, além recordistas em várias modalidades do atletismo.
Ricardo Costa perdeu a visão ainda quando criança. Em 2016, ele venceu prova de salto à distância, nas paralimpíadas do Rio.
As avaliações realizadas na Unicamp são muito importantes para resultados como o de Ricardo. Mauro Pascoa é o Educador físico. A Universidade conta com tecnologia de ponta para o desenvolvimento deste trabalho.
O fisioterapeuta da Seleção Brasileira de Atletismo, Mauro Augusto Melloni, ressalta que é com esse trabalho que paratletas estarão prontos para as próximas competições.
Nesse calendário, o paratleta Ricardo Costa não quer só mais uma medalha de ouro.
O atletismo é responsável por boa parte das medalhas do Brasil nas competições com paratletas, correspondendo entre 35 e 50% do total.