Os moradores do Parque Residencial São Clemente, em Monte Mor, têm sofrido com queimadas, segundo eles, diárias, em terrenos vazios do bairro. A situação, que se agrava em período de estiagem, tem causado problemas respiratórios nos moradores, fuligem dentro das casas e roupas cheirando fumaça. A dona de casa, Elisabete Teberga, explica que o marido, que tem asma, e seus filhos, estão sofrendo muito com o problema.
A dona de casa, Thamilles Novaes, precisa levar com frequência os filhos ao pronto socorro por causa dos problemas respiratórios causados pela fumaça. Alguns moradores do bairro têm o hábito criminoso de jogar lixo, entulho e até móveis em terrenos vazios e depois atear fogo. De acordo com Thamilles, os moradores convivem também com a preocupação com os riscos de incêndios. Ela lembra que Monte Mor não tem Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil e a Guarda Municipal não estão conseguindo atender tantos chamados. Os moradores reclamam que falta fiscalização da Prefeitura e ações mais eficazes de conscientização.
Nota enviada pela Prefeitura de Monte Mor esclarece que em época de estiagem as queimadas são comuns em qualquer cidade. Informou que no município a campanha de conscientização está sendo feita nos canais oficiais da Prefeitura, bem como na Rádio local, que inclui em sua programação um alerta sobre o caso.
Alega que apesar da falta de um Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Defesa Civil, com apoio do Grupo de Atendimento e Resgate de Emergência (GARE) e Bombeiros Voluntários, realiza um grande trabalho em busca da contenção de grandes queimadas, contabilizando que apenas neste fim de semana mais de 10 queimadas foram registradas na cidade e que poderiam ser evitadas caso alguns moradores não adotassem essa prática de queimar pequenas quantidades de lixo, prejudicando toda a comunidade. Pede a ajuda da população na denúncia dos casos para que o infrator seja punido pela Lei. Os casos podem ser denunciados no telefone da Guarda Civil Municipal: 3879-2823.