Durante o mês de junho, o hemocentro de Campinas convive com um dos piores períodos em relação a doação de sangue, já que o procedimento fica, em média, 10% abaixo do normal. Isso reflete nos estoques do banco, que ficam menores e que prejudicam a atividade dos hospitais que atendem a região. Por causa disso, o Recap buscou uma parceria com o hemocentro para desenvolver uma campanha de coleta nos postos de combustíveis da cidade, facilitando o acesso por parte da população.
Nesta terça-feira, o hemocentro levou o ônibus de coleta de sangue para o posto que fica no cruzamento das avenidas Norte Sul e Orosimbo Maia. O resultado disso foi que a ação atraiu várias pessoas que doaram sangue pela primeira vez na vida. Para o diretor do serviço de coleta do hemocentro de Campinas, Vagner de Castro, as atividades em parceria com o Recap podem minimizar significativamente o problema de abastecimento neste mês de junho.
O presidente do Recap, Flávio Campis, acredita que é papel da entidade adotar iniciativas importantes para a sociedade, mesmo que seja fora de sua área de atuação. A parceria entre o Recap e o hemocentro continua nas próximas semanas. Outras informações sobre os locais e horários de coleta podem ser obtidas no site www.hemocentro.unicamp.br.