Comunidades quilombolas aprovam projeto da CATI de incentivo à agricultura familiar

Valéria Hein

O projeto Microbacias II, que beneficia comunidades quilombolas paulistas, foi o tema escolhido para marcar a solenidade de 51 anos da CATI, que tem sede em Campinas e é o órgão de extensão rural da secretaria estadual de agricultura e abastecimento de São Paulo. O Microbacias II contribui para a agricultura familiar, proporcionando geração de renda e qualidade de vida no campo.

O projeto viabiliza infraestrutura, como aquisição de estufas, compra de maquinários e veículos para transporte de mercadorias comercializadas, instalação de cozinhas industriais para fabricação de pães e doces, feitos a partir de frutas cultivadas, além de resgatar a cultura local, visando incentivar a permanência das novas gerações no campo.

Osmar de Almeida, conta que o Microbacias II trouxe um grande avanço na sua comunidade quilombola do bairro Engenho, na área rural da cidade de Eldorado. Noel Castelo da Costa, do quilombo Abobral Margem Esquerda, de Eldorado, vê o projeto como um estímulo a permanecer no campo. O projeto gerou recursos, com financiamento do Banco Mundial, de mais de R$ 9 milhões, valor que deve atingir R$ 13 milhões até setembro desse ano, quando será finalizado.

Mas, os resultados positivos sinalizam para uma continuidade, com o Micorbacias III, informou o secretário estadual de agricultura e abastecimento, Francisco Jardim. O maior desafio do projeto, de acordo com o coordenador da CATI, João Brunelli Júnior, é que esse grupo social não é o de extensão rural tradicionalmente atendido pela CATI. Essas comunidades quilombolas atendidas se localizam principalmente no Vale do Ribeira, em cidades como Eldorado e Iporanga.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.