Quentão

Hoje vou falar sobre uma bebida típica das festas juninas perfeita para enfrentar as noites frias dessa época do ano… o Quentão.

Nos meses junho e julho, o Brasil é tomado por comemorações típicas. Essas festas são famosas por homenagear santos como Santo Antônio, São Pedro e São João. Este costume chegou com os imigrantes europeus já nas primeiras décadas da nossa história. Junto com essas homenagens, os europeus trouxeram nas malas o costume de beber vinho quente com especiarias nos meses mais frios do ano. Com a importância cultura da cana de açúcar na época, o vinho foi substituído pela cachaça. Assim nasceu o Quentão. Criado nos engenhos do interior de São Paulo em Minas Gerais, a receita do Quentão logo se alastrou para o resto do país. O Quentão tradicional era feito com cachaça e açúcar brasileiros e com especiarias trazidas da Ásia pelos portugueses no período de colonização como a canela do Sri Lanka, cravo-da-índia Indonésia e gengibre da China. Se beber, não dirija.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

A performance de Gal Costa no disco “Cantar”

Em 1974, Gal Costa já tinha sete anos de uma trajetória iniciada a partir do encontro com Caetano Veloso. Depois de consolidar o nome na Tropicália, lançou um projeto cuja única e exclusiva intenção era simplesmente cantar! Com o LP “Cantar”, ela reencontrou Caetano, mas agora como produtor. E o público se deparou com uma proposta que seguia um caminho mais intimista.

Curiosidades sobre o sanduíche

Eu já falei para vocês sobre a origem do sanduíche. Hoje vou explorar curiosidades sobre este cativante prato… O recorde de maior sanduíche do mundo

Curiosidades sobre o sorvete

Eu já falei para vocês sobre a origem sorvete. Hoje vou explorar curiosidades sobre esta refrescante sobremesa… Baunilha é o sabor mais popular do sorvete

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.