Pelo segundo ano consecutivo, a Unicamp foi considerada a melhor Universidade da América Latina, segundo ranking específico para a região divulgado na tarde desta quarta-feira pela publicação britânica Times Higher Education. A THE é conhecida pela avaliação criteriosa de instituições de ensino superior em âmbito internacional. Esta é a terceira edição da publicação. Na primeira, organizada em 2016, a Unicamp ocupou a segunda colocação e no ano seguinte já assumiu o primeiro posto.
Neste ano, foram avaliadas 129 universidades de 10 países da América Latina e Caribe. Foram considerados 13 indicadores de desempenho, dentro de cinco áreas: ensino, pesquisa, citações, perspectiva internacional e renda da indústria. O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, disse que a classificação da universidade em primeiro lugar é motivo de orgulho, além de ser um reconhecimento das atividades que são desenvolvidas no dia a dia da instituição de ensino.
O Brasil domina a tabela pelo segundo ano seguido, ocupando seis das dez primeiras posições. Ao todo, o país tem 43 instituições representadas, contra 32 no ano passado.