Jaguariúna está entre as cidades do Estado de São Paulo com maior crescimento de crimes violentos no intervalo de um ano. O estudo, do Instituto Sou da Paz, coloca a cidade na quarta posição do ranking. Os dados foram medidos durante o ano de 2018 e comparados com os números de 2017.
Para o cálculo deste índice foram considerados homicídios, latrocínios, estupros e roubos, incluindo de veículos e de carga. De acordo com os moradores de Jaguariúna, dá para perceber essa tendência de crescimento da criminalidade apontada pelo instituto.
Outras três cidades da Região Metropolitana de Campinas aparecem entre as dez primeiras do ranking do Instituto Sou da Paz: Indaiatuba, na sexta colocação, Amparo, em oitavo e Itapira, em nono lugar. O parâmetro utilizado no estudo é o IECV, índice de Exposição a Crimes Violentos, que tem um valor máximo de 100.
No caso de Jaguariúna, o IECV subiu de 9,9 para 14,7, o que equivale a um crescimento de 48,5%. Em Indaiatuba, subiu de 9,7 pontos para 14, com alta de 44,3%, em Amparo o aumento foi de 41% (de 12,2 para 17,2). E em Itapira, subiu 40,9%, de 11,5 para 16,2.
A Secretaria de Segurança Pública informou que em 2019 intensificou as ações contra a criminalidade região de Campinas e, no primeiro trimestre, já houve redução em todos os indicadores de crimes.