Pesquisa mundial realizada por uma consultoria aponta o Brasil como o terceiro país mais complexo para se fazer negócios. O levantamento coletou informações em 76 países para estabelecer o ranking.
O consultor de empresas e assessor da Organização das Nações Unidas (ONU) para empreendedorismo e desenvolvimento socioeconômico, Roberto Gândara, discorda da posição do Brasil no ranking, justificando que existem muitos países com uma situação de ambiente de negócios pior. “Existem muitos países mais complexos e desafiadores para se fazer negócios do que o Brasil, especialmente no continente Africano e na América do Sul”, afirma ele, colocando o Brasil à frente de muitos deles.
“O Brasil é muito melhor quando se leva em consideração aspectos como negócios, complexidade jurídica, legislação, corrupção e ambiente de se fazer negócios”, acredita.
De acordo com Gândara, estamos melhorando muito nos últimos anos, em especial quando se trata do ambiente de startups. “Está havendo muita efervescência nesta área, muitas coisas boas sendo feitas e interessantes e com bastante flexibilidade.”
No entanto, Gândara admite que em áreas da economia mais tradicionais, a velocidade das mudanças ainda precisa percorrer um longo. “Este setor ainda está sofrendo muito e precisa se reinventar. Precisa fazer pressão nos governos Federal, Estadual e Municipal para reduzir a complexidade de normas, regulamentos e taxações”, alerta. “É urgente a questão da reforma fiscal. Hoje se paga muitos impostos. Fazendo a reforma hoje, as empresas começam a investir já, reaquecendo a economia”, completa.
Para saber mais sobre como o networking profissional pode ajudar você que tem seu próprio negócio, acesse o site do Eduardo Santana e entenda como.