Reaquecimento da construção civil abre mercado para profissionais liberais e pequenas empresas

Após quatro anos de crise e estagnação do mercado, o setor da construção civil está caminhando para retornar as alturas. Os números acumulados nos primeiros sete meses de 2019, como lançamentos imobiliários, construções de prédios e galpões comerciais, aumento de linhas de crédito e geração de empregos, indicam que o setor está em franco processo de recuperação. E as perspectivas para os próximos anos são ainda mais animadoras.

O quadro de reaquecimento indica boas oportunidades de negócios se abrindo para profissionais liberais, como engenheiros, arquitetos, calculistas, e pequenas e médias empresas fornecedoras de produtos e serviços. A constatação é do empresário Guilherme Rossi, proprietário da GR Properties, empresas com mais de 11 anos de mercado, presente em Campinas e São Paulo. Ele foi um dos entrevistados do Programa Um a Um com Eduardo Santana.

“Para cada empreendimento, seja um condomínio logístico ou um prédio, eu contrato uma série de empresas que subcontratam outros empreiteiros. Isso acaba gerando uma massa de pessoas, empregos e circulação de dinheiro no mercado”.

Rossi, filho do fundador da construtora que leva seu sobrenome, atua exclusivamente no segmento de incorporação. Por não ser uma construtora, sua empresa gera muitos negócios e serviços para terceiros. “Tudo que não é ligado à incorporação é contratado de terceiros, como obras, projetos e vendas”, explica. “Para cada empreendimento, seja um condomínio logístico ou um prédio, eu contrato uma série de empresas que subcontratam outros empreiteiros. Isso acaba gerando uma massa de pessoas, empregos e circulação de dinheiro no mercado”.

O empresário disse que a prioridade na seleção e escolha é por parceiros locais, da região onde são realizadas as obras. Entre os inúmeros critérios utilizados na hora de fechar um contrato, sua empresa leva em conta, em especial, o fator confiança. “Nem sempre o barato é o melhor. O mais confiável é o melhor, o que tem mais experiência, histórico, entre outros fatores”, revela. Isso reforça o quanto é importante as empresas investirem em qualidade, experiência e, sobretudo, relacionamentos.

“Este tema é muito importante. No meu ramo, que faço incorporação, onde vendo hoje para entrega futura, a credibilidade é muito importante. As pessoas perguntam: você vai entregar? O que você já fez? Então, ter relacionamento com o mercado, concorrentes, parceiros, fornecedores e clientes, sempre mantém as pessoas informadas e sua credibilidade fica alta. Você consegue fazer mais vendas, negócios”

Sobre relacionamento, ele ensina aos pequenos e médios empresários, com sua própria experiência. “Este tema é muito importante. No meu ramo, que faço incorporação, onde vendo hoje para entrega futura, a credibilidade é muito importante. As pessoas perguntam: você vai entregar? O que você já fez? Então, ter relacionamento com o mercado, concorrentes, parceiros, fornecedores e clientes, sempre mantém as pessoas informadas e sua credibilidade fica alta. Você consegue fazer mais vendas, negócios”, completa.

Veja a entrevista completa com Guilherme Rossi acessando o site eduardosantana.com.vc. Na conversa com Eduardo Santana ele conta mais sobre a importância do networking, experiências de vida, os momentos de dificuldade de sua empresa e como deu a volta por cima.

Texto: Marcelo Oliveira – Assessoria de Imprensa do BNI Planalto Paulista

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Eduardo Santana entrevista Leandro Gomes

  Leandro Gomes O entrevistado é Leandro Gomes da WineClooud, uma distribuidora de bebidas através do seu E-commerce especializada em vinho, cervejas artesanais, importadas, Drink’s

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.