Dispensa de profissionais dos serviços de atendimento domiciliar gera questionamentos em Campinas

A vereadora Mariana Conti, do PSOL, enviou um requerimento pedindo informações sobre a dispensa dos profissionais dos Serviços de Atendimento Domiciliar vinculados ao Hospital Ouro Verde, em Campinas. O SAD atende pessoas acamadas ou restritas ao leito, como portadores de doenças crônico-degenerativas, crianças com múltiplas malformações, idosos com sequelas de fraturas, Alzheimer, entre outras, dando suporte de fisioterapia, fonoaudiologia, cuidados médicos e de enfermagem. O trabalho é de extrema importância, porque evita a necessidade de ocupação de leitos nos hospitais.

A saída dos profissionais acontecerá porque está chegando ao fim o contrato com a empresa responsável pela prestação de serviços. Segundo Mariana Conti, os questionamentos são pertinentes porque até agora a prefeitura não teria sinalizado a recontratação desses profissionais. Jucicleide Santos é mãe do Arthur, de quatro anos, que tem atrofia cerebral e recebe atendimento dos profissionais do SAD. O menino necessita de ajuda, porque respira por aparelhos e se alimenta através de sonda. Segundo ela médicos e enfermeiros avisaram que estão cumprindo aviso prévio e que algumas visitas já deixaram de ser feitas. Jucicleide Santos disse que até agora não recebeu nenhuma informação da prefeitura sobre o que está acontecendo.

A secretaria de saúde de Campinas informou por nota que o serviço não vai acabar. A Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência informa que está ocorrendo troca de equipe do Serviço de Atendimento Domiciliar da região Sudoeste, por conta de uma licitação para contratar nova empresa para prestação de serviço. Deste modo, a prefeitura garante que não haverá mudanças no SAD e o atendimento aos pacientes está mantido dentro da normalidade. Os atuais funcionários, que são da empresa contratada, continuarão realizando as visitas domiciliares durante este mês, enquanto cumprem aviso prévio.

Em relação ao paciente citado na reportagem, a prefeitura informou que o paciente recebe visita médica mensal do SAD. No dia 28 de agosto houve uma visita médica extra e foi registrado que o paciente estava bem, dentro das limitações de sua condição. Antes, no dia 7 de agosto, houve outra visita de rotina. Segundo administração, a próxima delas deve ocorrer na semana que vem.

Ainda houve atendimentos de fisioterapia do SAD nos dias 16 e 28 de agosto.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.