No Setembro Amarelo são discutidas ações de prevenção contra o suicídio

Setembro é o mês de discutir e realizar ações de prevenção contra o suicídio, considerada a segunda maior causa de morte entre os jovens com idades entre 15 e 29 anos. No entanto, o suicídio não escolhe idade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em média, 800 mil pessoas tiram a própria vida por ano em todo mundo.

De acordo com o psiquiatra da Faculdade São Leopoldo Mandic, Celso Garcia Jr, no Setembro Amarelo são discutidos os esforços necessários para enfrentar a situação. A maior parte das pessoas que tentam tirar a própria vida possuem problemas de saúde mental, como dependência química e depressão.

97% das pessoas que tentam ou cometem suicídio tinham algum problema psiquiátrico ou deram algum sinal de que não estavam bem. Apesar de não poupar ninguém, a predisposição ao suicídio se destaca nos homens adultos entre 19 a 49 anos e idosos; principalmente viúvos, divorciados e solteiros. A desesperança, o desamparo, a impulsividade e a agressividade também são antecedentes.

Também indicam possibilidade de suicídio, a baixa tolerância diante de frustrações, histórico de abuso físico ou sexual, perdas ou separações dos pais na infância, rede familiar e de apoio social instáveis e eventos traumáticos recentes. De acordo com o psiquiatra, Celso Garcia Jr, identificar esses sinais é uma forma de prevenção.

A ajuda de um psicólogo ou um psiquiatra é fundamental. Além disso, as unidades básicas de saúde e os centros de atenção psicossociais têm se preparado para acolher esse tipo de situação. Há também o CVV – Centro de Valorização da Vida – que atende 24 horas por dia pelo telefone 188. A ligação é gratuita e as conversas são sigilosas.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Tubulações Campinas

Inteligência artificial permite economia de 370 milhões de litros d’água em Campinas

Caravela da Lagoa do Taquaral fecha por 40 dias para manutenção

Após investigação do MP, Prefeitura de Campinas publica regras para emendas parlamentares à Saúde

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.