Fazer relacionamento e investir no desenvolvimento do networking têm sido cada dia mais importante no crescimento das empresas. Que o diga o empresário Rafael Esteves, fundador da Captain Dive Mergulho, empresa que há 25 anos atua no mercado de mergulho e operadora de turismo em Campinas. Ele é um dos entrevistados desta semana do Programa Um a Um com Eduardo Santana. “A grande maioria de meus clientes vem de indicações. Elas representam de 70% a 80% dos alunos”, conta o empresário
A Captain Dive Mergulho, como explica seu proprietário, é, na essência, um centro de treinamento, uma escola de mergulho para as pessoas que desejam se aventurar nas águas dos oceanos e mergulhar nas aventuras. Ele conta que a empresa tem um braço no treinamento das pessoas, outro na loja física, onde o mergulhador adquire seus produtos e equipamentos, e, no final do negócio, que movimenta toda esta comunidade, que é levar o mergulhador a conhecer o fundo do mar. Esse último braço é a agência de turismo.
Esteves conta que o mergulho, na sua essência, se torna uma entidade social. “Ele é feito sempre em dupla. A essas duplas se juntam outros mergulhadores que vivem experiências no barco, no final de semana, e se reorganizam para reviver estas experiências”.
Por conta desses lanços de amizades que são formados, ele decidiu criar há 16 anos um encontro de mergulhadores, chamado de Divers Drinking Day, uma reunião para troca de experiências e fomentar a rede e negócios entre as pessoas. “Este reencontro tem data, local e hora para acontecer, em um bar da cidade, em Barão Geraldo”, explica o empresário.
Ele conta que a experiência que as pessoas vivem baixo d’água se extrapola. “As pessoas se tornam amigos muito próximos e fazem negócios”, garante ele. E esses relacionamentos se transformam em novos negócios para sua empresa.
Texto: Marcelo Oliveira – Assessoria de Imprensa do BNI Planalto Paulista
Quer saber mais sobre a prática do mergulho? Acesse o podcast na íntegra com a entrevista de Rafael Esteves no portal programaumaum.com.br.