Sem ministério, Saúde compra inseticida contra dengue

Campinas retomou a nebulização para eliminar a fase adulta do mosquito transmissor da dengue. O município estava sem aplicar a medida nos bairros desde maio, quando o Ministério da Saúde deixou de fornecer o inseticida. A diretora da Vigilância em Saúde, Andrea Von Zuben, explica que o contato com a União foi mantido, mas não houve qualquer resposta sobre prazos. Com isso, a Prefeitura teve que desembolsar R$ 11,2 mil para a aquisição do veneno.

Como o inseticida que era fornecido pelo Governo Federal não é comercializado, outro produto foi comprado. A opção pode ser 50% menos eficaz contra o aedes aegypti, mas Von Zuben alega que ela serve para o trabalho previsto na cidade. “No Brasil, em algumas regiões o mosquito não morre na quantidade ideal. Só que em Campinas, o uso é parcimonioso e a gente sabe que a maioria vai morrer. E é melhor do que deixar a transmissão”, defende a especialista.

A médica infectologista da Vigilância em Saúde alega também que o veneno contra o mosquito é ainda menos tóxico que o anterior, mas justifica que todos os cuidados são tomados para que não haja qualquer chance de intoxicação.

Atualmente, Campinas tem doses suficientes para contemplar 20 mil imóveis. A nebulização é feita em áreas nas quais é identificada a necessidade de bloqueio de vetores. A primeira região selecionada foi o distrito de Barão Geraldo. “A gente trabalha semanalmente em um grupo técnico. A gente coloca em mapas digitais onde ocorre a transmissão. E aí delimita a área pra tomar a decisão. A primeira a receber o inseticida será a região noroeste”, detalha.

A cidade registra a terceira maior epidemia da história. Desde janeiro foram 26.242 casos, com cinco mortes. As duas maiores epidemias de dengue ocorreram em 2014 e 2015, com respectivamente 42,1 mil e 65,6 mil infectados.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia apreende máquinas de jogos de azar em restaurante de Campinas após denúncia

Câmara de Campinas vota projeto que institui Semana do Climatério no município

Outubro Rosa

Campanha contra o câncer de mama oferta 2 mil mamografias a mais neste mês

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.