Ouça ao vivo

Leonardo Yoshii, sobre economia do Brasil: Não acho que vivemos uma década perdida

Foto: Pedro Galante

*Prisma empresarial: toda última sexta-feira de cada mês, o Prisma CBN recebe um convidado para debater o cenário econômico.

Entrevista: Flávio Paradella

Texto: Henrique Bueno e Leandro Las Casas

Uma crise financeira que teima em não passar pode ser vista como oportunidade de negócios. O empresário Leonardo Yoshii, proprietário da construtora A.Yoshii, chegou em Campinas no final de 2019, num momento em que a economia segue patinando. Com forte atuação no Paraná e no sul do país, se engana quem pensa que ele entra no estado de São Paulo com pouco investimento. A A.Yoshii anunciou um grande empreendimento no Cambuí, área nobre de Campinas, com apartamentos que custam a partir de R$ 3 milhões. Entusiasta das políticas econômicas do governo, o empresário defende a reforma da previdência, mantendo uma visão otimista para o futuro.

Expansão comercial

O grupo teve origem em Londrina, no Paraná, em 1964. E foi a partir do interior que a empresa ganhou espaço no estado e migrou para outras regiões, como foi o caso envolvendo Campinas. “O interior tem excelentes empresas que são referências no mercado. Tem muita mão de obra qualificada.”, diz. Mesmo diante da crise, os investimentos no setor da construção civil não param. Segundo dados da prefeitura de Campinas, este ano houve um crescimento de 54% na emissão de alvarás de construção, enquanto a venda de imóveis aumentou 92%. “Esses dados referendam nossa escolha por Campinas. Nós estamos chegando para ficar, queremos fincar raízes aqui e contribuir para a cidade”.

“Estamos saindo da recessão mais profunda da nossa história, mas tudo é cíclico. Eu acho que tudo passa.”  

A crise econômica é vista com naturalidade pelo empresário. Leonardo Yoshii acredita que aquele que está no mundo dos negócios deve sempre antever esses períodos e se preparar para enfrentar o pior. “É importante a gente ter uma boa leitura, uma boa estratégia para passar por uma crise. Todo mundo sabe que é importante ter liquidez, ter um caixa forte. Tudo isso é gestão”. Para isso, ele defende a modernização da gestão aliada às novas tecnologias. “Eu acho que essa gestão moderna deixa a gente no controle. Hoje a gente investe muito em tecnologia, para estar ajudando a gestão. Eu acho que a tecnologia é fundamental para a gente estar criando segurança na gestão.”, acredita.

Economia e reforma da previdência

Para Leonardo Yoshii, uma das razões do sucesso profissional nos dias de hoje é a transparência nos negócios. “Eu acho que é muito importante isso. Eu acho que o ambiente de negócios no Brasil está evoluindo. Superamos agora uma etapa muito importante do nosso cenário econômico que foi a reforma da previdência.”.

“A aprovação da reforma da previdência traz uma maior confiança do mercado e com isso deverá chegar muito investimento externo.”

Deste modo, o empresário entende que a retomada de uma economia forte e pujante é questão de tempo. “Em setembro, os dados apontaram que houve a maior criação de empregos, desde 2013. Isso é um claro sinal de retomada da economia”, acredita.  Outros indicadores reforçam o sentimento do empresário de que as coisas vão enfim melhorar. “Eu acho que estamos vivendo um novo ciclo desde 2018. Eu percebo isso, de maneira ampla, nas cidades onde atuamos. Alguns fatores macroeconômicos foram fundamentais para isso acontecer“. Entre esses fatores está a queda dos juros, algo entendido de maneira muito positiva pelo mercado. “Nós estamos vivendo a menor taxa de juros da história. Isso reflete nas taxas de financiamento, o que nos dá uma perspectiva muito boa em relação à inflação. Isso, para o mercado imobiliário, é uma injeção na veia”.

E esses indicadores econômicos foram fundamentais para que o grupo buscasse o investimento em Campinas. No plano de expansão da construtora, muitos municípios foram sondados para receber investimentos, mas Campinas reuniu o melhor atributo exigido. “Campinas está numa região muito rica, que envolve cidades do entorno muito prósperas, além de estar num eixo perto de São Paulo. São cidades dinâmicas, com economia diversificada, resilientes e IDH alto”, afirma. “A gente enxerga muita oportunidade em Campinas. É uma cidade que atrai muitas empresas, oferece bons empregos, com salários altos, o que acaba permitindo oportunidades dentro do alto padrão, que é a área em que atuamos”, conclui.

Papel da União e de municípios no desenvolvimento econômico

Obviamente, o progresso de qualquer área passa pelo papel que é desempenhado pelo governo, em todas suas esferas, seja municipal, estadual ou federal. Grande parte desse impacto se dá através do relacionamento com as prefeituras, que, a grosso modo, são responsáveis pela liberação dos novos empreendimentos. “Eu acho que tudo está interligado (sobre todas as esferas do governo). Mas quando a gente fala de prefeitura, nós que trabalhamos em diversas cidades, percebemos que tem algumas administrações com  visão mais desenvolvimentistas e outras mais burocráticas. Isso vai muito da posição do gestor, do prefeito. As cidades que são mais desenvolvimentistas, liberais, conseguiram evoluir muito mais”, afirma.

“Não acho que vivemos uma década perdida, mas eu acho que com bastante trabalho, a gente consegue fazer uma nova década de bastante construção e de bastante desenvolvimento.”

Negando qualquer tipo de envolvimento com a política, Leonardo Yoshii, diz acreditar que as mudanças com a assinatura do Governo Federal serão positivas para o futuro. “Eu estou bastante otimista em relação a isso”, resume. Mas isso não indica que ainda há um longo caminho a percorrer. O empresário defende que o Governo Federal siga investindo em mudanças e afirma que a reforma tributária é urgente. “Apesar dos ruídos da área política, a economia está conseguindo fazer as coisas acontecerem. Passada essa agenda reforma da previdência, seria necessário que o governo trabalhasse na simplificação tributária. O Brasil é um dos países mais complexos do mundo”. E isso reflete na competitividade. “Isso faz que nosso custo seja mais alto e que o Brasil receba menos investimentos externos. A gente tem países que são nossos vizinhos, como o Paraguai, por exemplo, que recebe mais investimentos externos do que o Brasil”, afirma.

O ponto de vista defendido pelo empresário não reflete na arrecadação, mas a forma de recolher os impostos, que deveria ser mais simplificada. “Isso tinha que ser mais claro, mais simples, para que todo mundo pudesse trabalhar de maneira mais coerente”.  De todo modo, 2020 será um ano chave para a economia brasileira. A aposta do empresariado, segundo Yoshii, é de que será um bom ano para os negócios. Sócio da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, que reúne representantes de todo o Brasil, ele diz que há um otimismo geral com a possibilidade de geração de negócios. “No pessimismo a gente não faz nada. A gente tem que ter uma visão de futuro, medindo a ousadia”.

Com o foco atual em empreendimentos de alto padrão, Leonardo Yoshii garante que vai investir na construção de moradias com preços mais populares em Campinas. “Vamos investir dentro das faixas dois e três. É importante que o governo dê continuidade aos programas habitacionais. Esse público nos interessa muito”.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Prisma: Ep.05 – “Ninguém deve contar com a sorte pra mudar seu destino”

Depois de crescer na periferia, mudar seu destino e construir uma trajetória de sucesso na iniciativa privada, Patrícia Ellen da Silva encarou aquele que talvez seja um de seus maiores desafios, assumir um cargo político no governo do Estado de SP, ao lado de muitos homens – incluindo o chefe, o governador e presidenciável João Doria. Para ela, a política é a oportunidade de mudar e melhorar a vida das pessoas para que ninguém mais precise contar com a sorte, como ela diz ter tido.

Mulheres no Poder: Ep.04 – “Eu não vou pedir licença”

Da presença em espaços de poder, da vida na periferia, do primeiro diploma universitário conquistado na família, na maternidade solo de três filhos. A vida de Eliane Jocelaine é um ato político. A primeira mulher negra a ocupar um cargo no alto escalão da prefeitura de Campinas inspira e abre caminho para outras mulheres, mesmo que esse caminho tenha que ser conquistado à força. “Eu não vou pedir licença pra estar onde eu quiser estar”, diz.

Prisma CBN – Mulheres no poder: posicionamento no legislativo

Neste episódio, Lilian de Souza conversa com a vereadora Mariana Conti, parlamentar mais votada em Campinas nas últimas eleições. Na última legislatura, ela foi a única mulher eleita entre os 33 vereadores da Casa. Agora, ela tem a companhia de outras três mulheres na Câmara. E continua lutando por mais representatividade.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.