Ouça ao vivo

Importações da China caem em meio ao coronavírus

Credito da foto: Clara Grassi/Viracopos

O economista do Observatório PUC-Campinas, professor Paulo Oliveira, considera que a queda de mais de 12% nas importações da China feitas em janeiro na RMC podem ter relação direta com o novo coronavírus.

Conforme a entidade, o surgimento da doença no país asiático pode ter causado o terceiro pior resultado da década e preocupa porque os chineses são os principais fornecedores da indústria da região metropolitana.

“A China representa 23% das importações da RMC e o que mais preocupa são os comunicados de empresas sobre a falta de insumos. E tudo isso é um alerta para o Brasil e para outros países que dependem da economia chinesa”, diz.

Por outro lado, o estudo do Observatório PUC-Campinas identificou aumento da exportação de medicamentos à China no primeiro mês do ano. E a explicação também é relacionada à apreensão gerada pela epidemia da doença.

Enquanto na comparação com janeiro de 2019, as importações em produtos de telefonia, compostos químicos e circuitos eletrônicos sofreram reduções, nas exportações a venda de remédios foi de quase U$S 3 milhões absolutos.

Outros dados de janeiro também não foram animadores. No geral, considerando as trocas comerciais com outros países, houve redução de 13,5% nas exportações e de 3,75% nas importações na comparação com o mesmo período de 2019.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.