A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou o primeiro caso comunitário de covid-19 no município. Isso significa que, pela primeira vez, o novo coronavírus foi transmitido sem que o infectado tenha viajado. A paciente é uma mulher de 66 anos que começou a manifestar os sintomas da doença em 13 de março.
A diretora do departamento de Vigilância em Saúde de Campinas, Andrea von Zuben, diferencia as abordagens. Ela explica que a situação comprova que a doença foi contraída na cidade e não em países com o surto. “A gente não consegue estabelecer o vínculo. Não é possível relacionar a alguma pessoa que tenha viajado. Isso mostra que a pessoa pode ter sido contaminada no próprio município”, diz.
Von Zuben reconhece que o panorama faz com que o alerta seja maior, já que o risco aumenta. “É sim um alerta maior. Mais do que nunca, devemos proteger os idosos e pessoas com riscos de agravamento, como câncer, hipertensão e diabetes. Tem que diminuir a exposição”, pede.
A Prefeitura informou que está monitorando as pessoas que tiveram contato com a quarta infectada. A paciente está em isolamento domiciliar e é acompanhada regularmente pela Pasta de Saúde. Ela e todos os pacientes que testaram positivo para a doença estão sendo tratados e passam bem.