Ouça ao vivo

Luiz Lauro assume vaga de deputado em Brasília

Deputado Luiz Lauro Filho - centro - em solenidade na cidade de Campinas (Foto: Divulgação/Luiz Granzotto-Prefeitura de Campinas)

Com a morte do deputado federal Luiz Flávio Gomes, do PSB, Luiz Lauro Filho deve assumir a vaga de titular da Câmara dos Deputados, em Brasília. O deputado federal de Campinas deve tomar posse do cargo a partir do dia 18 de abril. Luiz Flávio Gomes morreu nesta quarta-feira, aos 62 anos, e estava em tratamento de uma leucemia.

Luiz Lauro foi eleito primeiro suplente da coligação PSB/PSC/PPS/PTB na eleição de 2018. Na ocasião, integrava o PSB. Atualmente, faz parte do PSDB. O político é, também, sobrinho do prefeito de Campinas, Jonas Donizette. Porém, o mandato de Luiz Lauro Filho pode ser curto, já que o deputado é alvo de uma ação do ex-partido, PSB, no Tribunal Superior Eleitoral.

A posse dele é questionada, pois no dia 20 de dezembro, três dias após assumir a vaga de Jefferson Campos, o deputado filiou-se ao PSDB. A mudança só foi possível porque o Luiz Lauro sofreu processo de expulsão “amigável” pelo PSB de Campinas.

Essa expulsão é questionada pelas executivas estadual e nacional do partido, que afirmam que a medida não poderia partir do diretório municipal e foi feita à revelia. O processo corre no TSE. Em despacho no último dia 27, o ministro Luiz Edson Fachin determinou que as partes sejam ouvidas em videoconferência.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.