Vacinação contra gripe volta ao meio-dia na quarta

Campinas recebeu  mais um lote com 53 mil vacinas para a Campanha contra a gripe deste ano. As doses foram enviadas pelo Governo do Estado e serão distribuídas pela Secretaria Municipal de Saúde para os 66 Centros de Saúde da rede na manhã do dia 22 de abril. A vacinação da população recomeçará ao meio-dia da  quarta-feira nas unidades.

Nesta segunda etapa Campanha de Vacinação contra Influenza 2020, o público-alvo é formado pessoas com doenças crônicas, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade, caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo. A meta é imunizar 90% de cerca de 84 mil pessoas em Campinas.

A enfermeira e coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Ana Cecília Zuiani Zocolotti, do Devisa, informa que as pessoas com doenças crônicas e situação clínica especial deverão apresentar uma comprovação de sua condição. A determinação é da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Serão aceitas como comprovações: prescrição médica; receita de medicamento; anotação em prontuário das unidades de saúde; cadastro em programas de controle de doenças crônicas; comprovante de vacinação para influenza ou a caderneta de vacinação com registro da vacina de influenza em anos anteriores.

A segunda etapa da vacinação contra a gripe começou no dia 16 de abril e prossegue até 8 de maio. A próxima etapa da campanha começa dia 9 de maio, quando começarão a ser vacinados os demais grupos-alvo da campanha: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres pós-parto), professores, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Em Campinas, até o dia 16 de abril, foram aplicadas 142.777 doses da vacina em pessoas com mais de 60 anos. O número representa 97,5% da cobertura vacinal esperada para essa faixa etária, estimada em 146.368 pessoas na cidade. Em relação aos profissionais de Saúde, já foram imunizados 38.765, o que representa 94,3% de cobertura. Ambos eram públicos-alvo da primeira etapa, mas quem ainda não foi vacinado poderá receber a dose até o final da campanha, previsto para o dia 22 de maio.

A vacina protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B. É importante que a população entenda que a vacina contra a gripe não protege contra a Covid-19, doença para a qual ainda não há vacina. Mas que, ao se imunizar contra os vírus Influenza, a quantidade de pessoas gripadas no inverno é reduzida, evitando sobreposição de doenças e ajudando a fazer diagnóstico mais rápido de casos de coronavírus na população vacinada.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.