As pessoas acima de 60 anos, mesmo que não tenham comorbidades, são consideradas do grupo de risco para contrair o covid-19. Por isso, a recomendação é que não saiam de casa durante a quarentena. Mesmo o isolamento vertical, proposto pelo pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, orienta os idosos a ficarem nas residências. Mas o isolamento pode trazer consequências à saúde física e mental para quem não estava acostumado. A médica Fátima Bastos, presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, pede para que os idosos evitem ir às clínicas sem necessidade.
Para combater qualquer efeito psicológico negativo, a médica recomenda às pessoas acima de 60 anos que procurem atividades que ocupem a cabeça e transmitam sensação de tranquilidade. Muitos idosos fazem uso de remédios controlados, que precisam de receita para a compra. A orientação de Fátima Bastos é que familiares ou vizinhos busquem o medicamento caso não possam adquiri-los pelo sistema de delivery.
Os casos graves de cirurgia de urgência e o tratamento de câncer seguem com atendimento normal, mas as consultas e cirurgias eletivas estão suspensas no período de quarentena, já que os profissionais de saúde estão focados no combate e tratamento do novo coronavírus.