É fato que a pandemia provocada pelo novo coronavírus afundou grande parte do mundo numa crise econômica é diversos setores estão amargando prejuízos históricos. Porém existem alguns ramos da atividade econômica que estão conseguindo se manter e, em alguns casos, até aumentar seus negócios. É o caso da comercialização de água mineral nas embalagens retornáveis de 20 litros, que teve um aumento de 10% durante a pandemia. O dado é do Sindicato Nacional da Indústria de Águas Minerais, que registrou a alta no consumo doméstico.
Em contrapartida, o consumo em estabelecimentos comerciais, em embalagens de 300 e 500 ml caiu 80%. De acordo com o presidente do sindicato, Carlos Alberto Lancia, o aumento das vendas nos galões de 20 litros é justificado porque esse tipo de produto é consumido usualmente em casa, onde fica grande parte das pessoas em isolamento social. Ele ainda destaca os benefícios da água no combate à covid-19. “Nós temos um aumento significativo e expressivo em embalagens de 20 litros retornáveis. Isso acontece devido a importância da água mineral no combate à covid-19, porque a água hidrata, ajuda a melhorar a imunidade e elimina as toxinas do organismo”, afirma.
A água mineral comercializada em embalagens de 1,5 litro, mais comumente encontrada em supermercados, também registrou queda nas vendas. Segundo o sindicato, a comercialização desse produto teve queda média de 15%.