Notas do Enem não serão usadas pela Unicamp

Arquivo/CBN

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio 2020 não serão usadas pela comissão organizadora dos vestibulares da Unicamp para selecionar candidatos. Com isso, as 639 vagas destinadas aos alunos inscritos na prova nacional foram transferidas para o processo da própria Universidade Estadual de Campinas.

A confirmação foi feita pelo diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, que alega incompatibilidade do calendário por conta da pandemia de coronavírus. As notas do Enem serão divulgadas pelo Inep em 29 de março de 2021, 14 dias depois da data prevista para a retomada das aulas da instituição, no dia 15.

Questionado se a alteração pode prejudicar os estudantes de outras cidades, o responsável pelo vestibular da Unicamp lamenta a falta de alcance da prova. Porém, justifica que a aplicação em municípios como Brasília, no Distrito Federal, e Fortaleza, no Ceará, pode suprir a demanda de muitos alunos.

“É evidente que vai ter prejuízo. Por outro lado, a Unicamp é a única estadual paulista que vai a outros estados. Consequentemente, alunos desses estados podem ir até as capitais. Mas infelizmente não podemos cobrir tudo”, alega.

No estado de São Paulo, conforme o diretor da Comvest, mais cidades devem ter locais de prova para evitar que os candidatos percorram mais de 100 km. José Alves de Freitas Neto também espera que o número de inscritos seja menor este ano por conta das dificuldades e restrições impostas pelo isolamento.

A redução prevista até o momento é de 15%, segundo ele, e deve ser sentida principalmente entre os estudantes matriculados em escolas públicas. “Pelas conversas com coletivos e cursinhos, há muita desistência na preparação e é pequena a participação dos alunos da rede pública nas aulas”, comenta ele.

Diante da situação, o período para o pedido de isenções das taxas foi reaberto até 31 de julho. Até o momento, mais de 11,5 mil solicitações foram feitas. Das 639 vagas a mais, 322 serão para a rede pública, 172 para estudantes auto-declarados pretos ou pardos e 145 vagas para auto-declarados pretos ou pardos.

Serão selecionados 3.234 candidatos para 70 cursos. As inscrições vão de 30 de julho a 8 de setembro e a primeira fase acontece nos dias 06 e 07 de janeiro. O total de convocados para a segunda fase, marcada para 07 e 08 de fevereiro, foi ampliado de 11,5 mil para 16,5 mil. Detalhes da prova não foram divulgados.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.