Uma minoria de pessoas com resultado positivo para HIV demonstrou ser capaz de controlar o vírus sem precisar de remédios antirretrovirais. Só que agora um estudo nos Estados Unidos sobre os chamados “controladores de elite” parece oferecer pistas na busca de uma cura para a Aids.
Entre as pessoas que participaram da pesquisa, uma mulher apresenta sinais de ter se curado sem tratamento tradicional, ou transplante de medula. Segundo o jornal The New York Times, a paciente seria Loreen Willenberg, de 66 anos, já famosa entre os pesquisadores por conta do organismo.
Segundo os estudiosos, ela suprimiu o vírus por décadas após ter sido infectada, sendo que a maioria dos soropositivos precisa ingerir coquetéis diários.
Para explicar o fenômeno, os cientistas sequenciaram bilhões de células de 64 infectados que vivem sem tratamento, e 41 que usam antirretrovirais. Foi encontrado um número menor de cópias do genoma do HIV nos “controladores de elite”, mas uma proporção maior era intacta e sujeita a proliferar.