Os Ecopontos criados pela Prefeitura de Campinas retomam aos poucos a movimentação normal, recebendo o material reciclável da população. Eles foram criados para receber entulho de construção, lixo eletrônico, pneus, lâmpadas, baterias de celulares, pilhas, óleo de cozinha e objetos em desuso, como sofás, poltronas e camas, além dos tradicionais materiais recicláveis – papel, vidro, metal e plástico.
Não são permitidos resíduos domiciliares orgânicos, como restos de comida, resíduos químicos, como remédio, combustível e tinta, e resíduos biológicos, como, animais mortos. Há Ecopontos em vários pontos da cidade. No Jardim São Gabriel, Jardim Paranapanema, Vila Campos Sales e Jardim Eulina, por exemplo, não houve acúmulo de material nesta pandemia, mesmo sem a movimentação das cooperativas que retiram esse material.
Agora as cooperativas de reciclagem também estão retomando as atividades e a população volta aos poucos a levar o material reciclável aos Ecopontos. Carlos Henrique utiliza o Ecoponto do Jardim São Gabriel para depositar o entulho acumulado no escritório. A relação e os endereços dos Ecopontos de Campinas podem ser consultados no site da Prefeitura.