Começa nesta segunda em Campinas a campanha contra poliomielite, sarampo e outras doenças. Todos os 66 centros de saúde vão abrir com protocolos para evitar o contágio pelo coronavírus. Contra a poliomielite, o objetivo é imunizar 58.803 crianças de 1 a 4 anos, 95% do público-alvo.
O anúncio segue o calendário nacional, que termina em 30 de outubro. O Dia D será no dia 17. As demais aplicações envolvem doses da tríplice viral, da caxumba, sarampo e também rubéola. O foco é completar as carteiras de vacinação das crianças e dos adolescentes menores de 15 anos.
A medida foi anunciada pelo prefeito Jonas Donizette e o secretário de Saúde, Carmino de Souza. “Talvez a mais simbólica seja a do sarampo. Tem a tríplice viral, por exemplo, que é importante. Tem a de tétano e de coqueluche, que pode ser atualizadas. E ainda a pentavalente”, afirma Carmino.
Durante a coletiva foram detalhadas também as mudanças que vão acontecer na rede municipal. O responsável pela Pasta afirma que as decisões serão tomadas após reuniões com os hospitais. Entre elas, estão intervalos maiores entre as consultas e também adaptações nas salas de espera.
A adoção mais efetiva da telemedicina também será feita para evitar o contágio de coronavírus. “Nós vamos ter que deixar a estrutura pra covid-19 forte. Claro que não queremos qualquer chance de repique. Mas temos que ter uma estrutura boa para que estejamos preparados”, avisa.