A emissão de passaportes pela Polícia Federal de Campinas despencou em 2020 em um comparativo com 2019. No ano passado, de janeiro e novembro foram 103.478 documentos emitidos . No mesmo período deste ano o número chegou a 36.916.
De acordo com o delegado Edson Geraldo de Souza, titular da Policia Federal em Campinas, o município responde por 60 cidades da região e uma população estimada em 4 milhões de pessoas.
Os postos de Campinas são os que mais emitem passaportes no Estado depois da Superintendência da Policia Federal da capital paulista. Os motivos para a queda nas emissões, segundo o delegado são vários, porém, entre os principais está o fechamento das fronteiras por conta da pandemia do novo coronavírus.
O delegado descarta a possibilidade de uma demanda reprimida, pois, a oferta de vagas está bem maior que a demanda de procura. Na opinião dele, mesmo que ocorra um aumento na procura em 2021 as unidades em Campinas estão preparadas e bem estruturadas para fazer a execução dos trabalhos.
O delegado faz questão de salientar que o atendimento começa pela internet e na sequencia é necessário a coleta dos dados biométricos e depois a retirada do documento. Entre o primeiro atendimento e a entrega do passaporte são necessários um período de dois a três dias. O agendamento tem que ser feito no site da Policia Federal.
A entrega do documento na unidade do Aeroporto Internacional de Viracopos acontece no período das 9h às 15h30, e na unidade do Shopping Parque das Bandeiras, das 13h às 17h.