Segundo dados levantados pela concessionária CCR AutoBAn, que administra o complexo Anhanguera/Bandeirantes, a cada seis minutos um veículo em pane em uma das duas rodovias. O levantamento mostra que no período de janeiro a novembro deste ano, 76 mil carros foram atendidos pelas equipes do serviço SOS Usuário.
Segundo o coordenador de tráfego da concessionária, João Moacir da Silva, as panes como superaquecimento do motor, bateria descarregada, pane elétrica e pneu furado são os problemas mais comuns e respondem por 70% das ocorrências. Porém, há muitos motoristas que pegam a estrada sem combustível suficiente o que acaba provocando a chamada pane seca.
Em 2020, as equipes da concessionária atenderam, em média, 16 veículos por dia com pane seca, o que equivale a um atendimento a cada 100 minutos. Segundo o coordenador de tráfego da concessionária, em todos os tipos de pane o motorista deve tomar todas as precauções e nunca permanecer dentro do carro.
Após tomar as medidas para evitar maiores problemas, o motorista com o veículo em pane deve ligar para o número 0800-055.55.50 ou a partir de um dos 544 telefones de emergência instalados a cada quilômetro das duas rodovias.
Em 85% dos chamados o socorro chega em até 20 minutos. Para cumprir o tempo determinado em contrato as equipes de socorro permanecem em pontos estratégicos das rodovias.