O comércio na Região Metropolitana de Campinas dá sinais de que vem recuperando o folego neste período de pandemia da Covid-19. Em novembro, houve um aumento de 7,73% nas vendas na relação feita com o mês anterior.
Os dados fazem parte de pesquisa recém divulgada pela Associação Comercial e Industrial de Campinas, a ACIC. De acordo com o economista da Associação, Laerte Martins, a recuperação do varejo tem sido lenta e gradual, após o impacto negativo registrado a partir de abril.
O levantamento da ACIC, mostra também que apesar da recuperação, na comparação com novembro do ano passado houve uma queda de 4,63% nas vendas do comercio regional. A expectativa para este mês de dezembro é bater o faturamento do mês anterior, mas , em relação 2019 a previsão é de queda nas vendas.
Um dos destaques no comercio regional deste ano foi o aumento nas vendas durante a Black Friday que registrou um aumento de 32,5% no faturamento na relação feita com o ano passado. Segundo os dados da ACIC, neste ano o comércio faturou R$ 636,6 milhões de reais. Em 2019, foram R$ 303,5.
Quanto a inadimplência o volume no acumulado do ano de janeiro a novembro, contra o mesmo período do ano passado reduziu em 0,65%. Neste ano foram 221.430 carnês não pagos contra 222.870, em 2019.