De acordo com os dados da Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que administra o Aeroporto Internacional de Campinas, a movimentação de passageiro no terminal aeroportuário registrou em novembro a sétima alta consecutiva neste ano.
No total 754.419 passageiros embarcaram e desembarcaram no terminal aeroportuário. No mês anterior foram 701. 506 e em setembro 564 mil. A previsão é que o mês de dezembro apresente nova alta, podendo chegar a mais de 800 mil pessoas embarcando e desembarcando no local. Com isso, o terminal mantém o indicativo de retomada gradual de passageiros por parte das companhias aéreas.
Apesar da retomada, na comparação feita com novembro do ano passado a movimentação de passageiros em Viracopos apresentou uma queda de 12%. Na ocasião o volume foi de 867 mil. Já no acumulado do ano, de janeiro a novembro, a queda na comparação com 2019 chegou a 38,9%.
De acordo com a Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, até janeiro deste ano o aeroporto internacional de Campinas vinha apresentando altas seguidas na movimentação de passageiros. Em janeiro por exemplo chegou a transportar mais de 964 mil pessoas, o que representou 8,35% a mais que em a janeiro do ano anterior.
Em 2019, Viracopos registrou recorde histórico de movimentação de passageiros para um ano com 10,5 milhões de passageiros. A queda brusca ocorreu principalmente nos meses de março e abril por causa da pandemia do coronavírus.
No entanto, a recuperação gradual começou a mostrar evolução a partir de maio. Nos dois primeiros meses da pandemia o aeroporto chegou a ter queda do número de voos de passageiros de 330 por dia, em média, para 34 em março e 56, em abril. Já em maio passou para 72, junho 84 e julho, chegou próximo de 130. Já no mês de novembro, a média diária de pousos e decolagens foi de 275 pousos e decolagens por dia.