O reajuste de 4% no preço médio do diesel e 5% na gasolina anunciado pela Petrobras nas refinarias deverá chegar ao consumidor final nas primeiras semanas de 2021. A novo reajuste no valor dos combustíveis ocorre em meio a uma alta do petróleo nas últimas semanas e uma desvalorização do real frente ao dólar nas últimos dias.
Em Campinas, o preço da gasolina nas bombas dos postos de combustíveis da área central gira em torno de R$4,09 à R$4,29.
A cuidadora, Maria de Lourdes Ferreira, reclama do preço, mas, prefere não fazer pesquisa e abastece sempre no mesmo local. Já a médica, Mariana Dias Vasconcelos, diz ficar sem alternativa diante do aumento do preço da gasolina, pois, como mora em outra cidade depende do carro para trabalhar. O taxista, Jorge Pansani, também diz ficar sem alternativa.
Para o gerente de posto, Marcelo Melo, o aumento no valor do combustível, já divulgado pela Petrobras nas refinarias, deverá chegar ao consumidor final nas primeiras semanas de janeiro.
De acordo com Petrobras, o repasse dos reajustes nas refinarias aos consumidores finais nos postos não é garantido, e depende de uma série de questões, como margem da distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de etanol anidro e biodiesel. A estatal defende que seus preços seguem a chamada paridade de importação, impactada por fatores como as cotações internacionais do petróleo e o câmbio.