Os 33 vereadores de Campinas eleitos pela população para a Legislatura 2021-2024 irão tomar posse nesta manhã de 1º de janeiro de 2021, em uma cerimônia diferente, e na sequência darão posse ao prefeito eleito Dário Saadi e ao vice Wanderley de Almeida.
A reunião solene de posse começa já com um fato histórico na presidência dos trabalhos: cabe a quem teve a melhor votação conduzir a sessão, e pela primeira vez nos 223 anos da Câmara Municipal, a tarefa caberá a uma mulher, a vereadora Mariana Conti (PSOL), única entre os eleitos a registrar mais de 10 mil votos nas urnas (10.886 votos).
O fato significativo porque a composição da Câmara para os próximos quatro anos é também a que terá o maior número de vereadoras da história do legislativo. Além de Mariana, foram eleitas três outras representantes do sexo feminino: Débora Palermo (PSC), Guida Calixto e Paolla Miguel (ambas do PT).
Outro ponto inédito é o fato de que a posse dos vereadores será virtual, em virtude da pandemia e da fase vermelha do Plano São Paulo, que estará em vigor neste dia 1º. Cada parlamentar estará no próprio gabinete e será empossado ali, por meio de teleconferência – à exceção da presidente e integrantes da Mesa (que ficarão no Plenário seguindo a critérios de distanciamento).
Após estarem empossados, os vereadores darão posse ao prefeito e ao vice prefeito, também de maneira virtual: ambos estarão no Salão Azul da Prefeitura e participarão da cerimônia também por teleconferência. Vale lembrar ainda que todos os presentes na Câmara terão de utilizar máscaras, manter distanciamento e usar álcool gel nos ambientes comuns e de circulação durante todo o tempo.