Amparo não irá aguardar a reclassificação do estado, e a partir desta sexta-feira (15) já passa a aplicar as regras das fases laranja e vermelha do Plano São Paulo.
O decreto foi assinado pelo prefeito Carlos Alberto Martins (MDB) e tem validade até 24 de janeiro. Segundo o executivo, a medida foi tomada devido aos números críticos de ocupação de leitos de UTI covid-19 na cidade.
A cidade estipulou que ficará na fase vermelha a partir das 18h de sexta-feira até o final do domingo.
Na segunda-feira a cidade fica na fase laranja, seguindo assim até às 18h00 de sexta, retornando para a fase vermelha na sequência.
Ou seja, a cidade adotará a fase laranja durante a semana, e nos finais de semana, a partir do horário de fechamento do comércio na sexta-feira, implantará a fase vermelha.
Segundo decisão do STF, as cidades têm a prerrogativa de adotarem medidas mais restritivas se assim julgarem necessário. O que não é permitido é contrariar as medidas de órgãos estaduais para implantar uma maior flexibilização das medidas contra a covid-19.
Amparo tem 1.960 casos confirmados, 39 mortes, e tem todas as vagas de UTI e enfermaria ocupadas nos hospitais da cidade.