As escolas privadas já estão prontas para o retorno das aulas presenciais neste período de pandemia do novo coronavírus. Grande parte retorna na próxima segunda-feira, dia 01, outras já retornaram no, dia 05 de janeiro, e existe uma outra parcela que volta no, dia 08, juntamente com a rede pública de ensino.
Atendendo o que é determina a fase laranja do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena, o limite de alunos por sala de aula não poderá exceder 35%.A alternativa para as instituições de ensino foi promover as aulas hibridas com parte dos estudantes em sala de aula e uma outra parte com aulas virtuais em casa.
De acordo com as normas da Secretaria Estadual de Educação, o retorno as aulas presenciais é facultativo e cabe a família do aluno decidir se ele vai para a escola ou permanece com as aulas remotas em casa.
Para o diretor pedagógico da Oficina do Estudante, Antunes Rafael, as escolas privadas estão preparadas para oferecer as aulas presenciais desde o ano passado.
O mesmo acontece no Colégio Crescer. Segundo o diretor pedagógico da unidade, Anderson Gama, o resultado foi altamente positivo. De acordo com ele, os alunos estão conscientes sobre a pandemia, tanto que no período de outubro a dezembro, quando as aulas presenciais foram ofertadas, nenhum problema foi registrados.
Para o diretor pedagógico Antunes Rafael, as escolas poderiam, inclusive, receber um numero maior de alunos, pois, existem estudos que apontam baixo índice de transmissão do coronavírus entre crianças e adolescentes.