O relaxamento da própria população com o distanciamento social e com as demais medidas de prevenção ao coronavírus é apontado pelo prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, como o principal motivo paro o aumento considerável no numero de casos de Covid-19.
Ele cita que na cidade, o pico da pandemia foi registrado em agosto do ano passado e quatro meses depois, em dezembro, o número de contaminados já era 40% superior e a tendencia de alta se manteve em janeiro. Diante do quadro e da fase dupla mais restritiva do Plano São Paulo as fiscalizações, segundo ele, estão sendo intensificadas.
Na batalha contra a doença o prefeito cita, que diferente de outros município, manteve a unidade de campanha e está aumentando o numero de leitos para Covid-19., porém, pede mais calma a população, pois, a vacina contra a doença já chegou e preocupação agora vacinação que já está ocorrendo de acordo com o cronograma estabelecido pelo plano nacional.
Para o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, a retomada da economia depende da vacina e muito da auto responsabilidade das pessoas. Ele acredita que depois de 10 meses de muita dificuldade a situação deve começar a melhorar no segundo trimestre e mais significativamente no terceiro trimestre do ano.