A Abrasel RMC anunciou a liberação de uma verba estadual de quase R$ 9 milhões para a implantação de 45 leitos de UTI covid em Campinas, o que permitiria a abertura de bares e restaurantes neste fim de semana. O Deputado Carlos Sampaio, do PSDB, participou das negociações e também se reuniu com o Prefeito, Dário Saadi, e com o Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi para acertar os detalhes.
Porém, o prefeito, Dário Saadi, disse que não é bem assim que este tipo de medida ocorre na prática. Ele explica que antes dos leitos serem ocupados é preciso estabelecer como será a transferência desses recursos e saber se há leitos privados disponíveis para atender a rede pública.
A verba anunciada permite a abertura de 45 leitos de UTI e de ventilação assistida para a covid-19. A Abrasel alega que se Campinas ativasse até esta sexta-feira esses leitos, o Estado seria reclassificado de fase, o que permitiria a abertura de bares e restaurantes neste fim de semana.
Já, a Associação de Bares, Restaurantes e Similares de Campinas, anunciou que de qualquer forma a categoria vai abrir as portas dos estabelecimentos nos dois próximos fins de semana, até às 22h, mesmo com a determinação do Governo do Estado de colocar esses dias na fase vermelha do Plano SP, que permite apenas o funcionamento de serviços essenciais.