A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Metropolitana de Campinas, a Abrasel RMC, divulgou um comunicado informando que é contra o desrespeito à fase vermelha do Plano São Paulo e que vai incentivar o sistema Delivery nos próximos finais de semana.
A fase mais restritiva do plano, que permite a abertura apenas dos serviços essenciais para conter o avanço do coronavírus, entrou em vigor na última segunda-feira, dia 25, no período das 20 horas às 6 horas, e aos sábados e domingos a medida é válida durante 24 horas por dia. A medida que inclui a fase laranja no período anterior, durante os dias uteis, é validada por duas semanas.
Em Campinas e região, alguns proprietários de bares e restaurantes afirmaram que pretendem abrir os estabelecimentos nos finais de semana de vigência da fase vermelha.
A Abrasel lembra que a abertura ilegal poderá acarretar problemas com a fiscalização por parte das prefeituras, uma vez que elas já reafirmaram que realizarão fiscalizações. Em nota encaminhada a imprensa, a entidade afirma que entende e compreende o momento delicado e difícil pelo qual o setor atravessa e diante da situação, vai incentivar o sistema Delivery nas redes sociais, caso a região se mantenha na fase vermelha.
A Associação pretende também viabilizar a abertura de mais leitos de UTI para que o Estado libere a fase laranja aos finais de semana e reforça que continua trabalhando junto com o Governo Federal para buscar alternativas de auxílio e resgate econômico financeiro para o setor.