A venda de vermífugos nas farmácias do centro de Campinas aumentou em 2020, de acordo com a maioria dos atendentes consultados pela reportagem. A procura maior é pelo medicamento Ivermectina, por causa da crença de que ele tenha eficácia no tratamento do coronavírus.
De uma forma geral, a procura pelo medicamento aumentou, mas entre as farmácias do centro há divergência. Algumas apontam que as vendas mais que dobraram, outras informam que a procura aumentou só no início da pandemia e agora está em queda e outras indicam que as vendas cresceram muito pouco com a pandemia.
De qualquer forma, embora não haja evidência científica sobre o tratamento com estes medicamentos, um levantamento do Conselho Federal de Farmácia apontou que as vendas aumentaram no país.
No caso da Ivermectina, o crescimento nas vendas chegou a 557,26% no país e em São Paulo, o aumento foi de 445% para a Ivermectina e de 86% para a Hidroxicloroquina.
A Ivermectina é vendida em caixas com quatro comprimidos e nas farmácias do centro de Campinas consultadas, os preços variam de R$ 17 a R$ 25. Os vermífugos e antiparasitários têm venda liberada pela Anvisa sem receita médica.