Nesta quinta-feira chegou a vez da população com idades de 85 a 89 anos receberem a vacinação contra o coronavírus. Campinas tem 6 mil pessoas nesta faixa etária. A vacinação do novo grupo também será realizada por agendamento e ocorre nos dois centros de imunização abertos até o momento. O Centro de Vivência dos Idosos, no Taquaral e na Escola CAIC Zeferino Vaz, na Vila União.
As duas unidades funcionam das 8h às 22h de segunda a sexta-feira, e das 8h às 18h aos sábados e domingos. A médica infectologista do Devisa, Valéria Almeida, pede para que as pessoas não cheguem muito antes e nem muito depois do horário agendado para evitar aglomeração. Apenas a primeira dose não é suficiente para garantir que a pessoa esteja imunizada. De acordo com Valéria Almeida, o relaxamento nos cuidados não poderá acorrer nem mesmo com a aplicação da segunda dose.
Ela explica que um pouco de tranquilidade só virá quando for constatada uma acentuada redução na circulação do vírus. Mais de 81% das mortes por covid-19 em Campinas aconteceram com idosos maiores de 60 anos. Valdeni Modesto levou a mãe de 85 anos, que é diabética, no primeiro dia de vacinação para a faixa etária dela. Nos dados gerais, incluindo os profissionais da saúde, cerca de 43 mil pessoas já haviam sido vacinadas até esta quinta-feira. Para receber a dose, no dia e hora marcados, é preciso apresentar documento com foto e comprovante de endereço. O agendamento pode ser feito no site www.vacina.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 160.