Os pilotos que atuam no Aeroporto dos Amarais, em Campinas, estão enfrentando dificuldade nos pousos e decolagens, por causa do mato alto que invadiu toda a extensão da pista.
Em 2017, o aeroporto, até então, sob administração do governo paulista, passou s ser administrado pela iniciativa privada. O contrato foi assinado entre o Governo do Estado e a empresa Voa São Paulo.
Thomaz Wassall, presidente da Associação dos Concessionários do Aeroporto dos Amarais, relata que o mato encobre as luzes de balizamento noturno, causando risco nas operações de pousos de helicópteros e aeronaves.
O Aeroporto dos Amarais fica ao lado da Estrada dos Amarais, uma avenida movimentada, que dá acesso à Rodovia Dom Pedro I, na região do bairro Santa Mônica. Com isso, Thomaz Wassall aponta, inclusive, uma situação de risco nas operações.
O processo de concessão prevê que o Voa São Paulo destine investimentos de cerca de R$ 28,6 milhões em Campinas, num pacote que contempla melhorias nos sistemas de pistas, pátios e sinalização, além de reformas nos terminais de passageiros, modernização de hangares e implantação de equipamentos de proteção ao voo. Até o fechamento desta reportagem não conseguimos contato com a Empresa.