A Prefeitura de Campinas informou que vai abrir um novo edital para a concessão do transporte coletivo na cidade. O atual processo de licitação foi julgado irregular pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que fez apontamentos no modelo da licitação, que teria tornado o processo restritivo.
O secretário de Transportes, Vinicius Riverete, informou que está estudando a melhor medida para resolver este impasse no contrato do sistema de transporte. Entre os pontos questionados, está a exigência de que os concorrentes já tenham uma garagem para terem o direito de participar da licitação, o que privilegiaria as empresas que já atuam no sistema, porque já possuem essa estrutura.
Outro questionamento é em relação à falta de esclarecimento sobre o tipo de ônibus que deverá circular na área branca. Para Vinicius Riverete, estes são apenas dois exemplos de uma série de apontamentos que estão sendo avaliados e corrigidos.
O secretario espera assinar o contrato com a nova empresa até 2021. Enquanto isso, vai firmar um contrato emergencial com as empresas de ônibus atuais por um período de seis meses. Na época da campanha eleitoral, o prefeito Dário Saadi afirmou que uma de suas metas seria resolver os impasses dessa licitação no início deste ano.