O impasse sobre a licitação do transporte público de Campinas, que após apontamentos do TCE teve o processo suspenso pela Justiça, tem motivado uma série de discussões. Uma delas foi levantada pelo secretário de Transportes, Vinicius Riverete.
Para ele, é preciso haver a conscientização de que o transporte coletivo é prioridade. Em algumas vias de Campinas, as faixas de ônibus são exclusivas apenas em horários de pico. Para o secretário, não seria preciso uma exclusividade de 24h, mas um planejamento e fiscalização que garanta mais resultados à medida.
Ao percorrer as ruas, a CBN Campinas constatou a presença de agentes da Emdec em ações de orientação para uso exclusivo das faixas de ônibus no corredor do BRT Ouro Verde. A motorista, Alessandra Souza, que trafegava pelo local, é a favor das faixas exclusivas.
A CBN Campinas também constatou o desrespeito de alguns motoristas à norma em vias como Benjamin Constant, Senador Saraiva e Francisco Glicério. Para o motorista Leonildo Moreira, que utiliza as avenidas do centro de Campinas, é preciso que haja melhor planejamento na definição dos corredores exclusivos.
O Código de Trânsito Brasileiro define que transitar indevidamente nas faixas exclusivas de ônibus é infração gravíssima, com sete pontos na CNH e multa de R$ 293,47.