No Centro de Vivência do Idoso, as primeiras doses da vacina contra a covid-19 para a faixa etária de 80 a 84 anos já começaram a ser aplicadas. Hervew Paio, de 82 anos, foi ao Centro de Imunização do Taquaral logo cedo, acompanhado da esposa, Shirley Ap. Paio, com quem é casado há 60 anos. Os dois receberam a primeira dose. Deusdédith dos Santos também foi ao CVI acompanhado da esposa. Só que, no caso deles, para receber a segunda dose. A filha do casal, Maria Odete da Conceição, fala da rotina, evitando ao máximo sair de casa.
Mesmo após receber as duas doses, é preciso esperar 15 dias para completar a imunização. Além disso, a recomendação de isolamento social é por tempo indeterminado para idosos e pessoas com comorbidades por causa das incertezas sobre as novas linhagens da doença.
Campinas recebeu 13.650 doses, da Fiocruz Oxford/AstraZeneca, o que corresponde ao número da população da cidade nesta faixa etária. A vacina só é aplicada mediante agendamento prévio no site vacina.campinas.sp.gov.br. É preciso esperar a conclusão do agendamento, confirmando as opções de dias e horários que aparecem na tela. Os profissionais da saúde informaram à CBN Campinas que muitos pacientes estão comparecendo no CVI com agendamentos iniciados e não concluídos.