Em comemoração aos 141 anos do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, foi elaborado um programa para ensinar as crianças a se protegerem de incêndios e situações de emergência.
O programa inclui uma cartilha que orienta as crianças a manterem distância de panelas no fogão de e botijões de gás, por exemplo. Para tornar mais lúdicas as orientações, foi criado um personagem, com direito à confecção de uma fantasia. O cão Faísca, que é interpretado pelo Sargento Luiz Di Cara, do 7º Grupamento de Bombeiros do Estado de São Paulo.
O cão Faísca só pode ser visto, por enquanto, nas redes sociais do Corpo de Bombeiros. Mas, segundo a cabo, Raquel Rímoli, também do 7º grupamento, o Programa Bombeiro na Escola aguarda o retorno das crianças às aulas para realizar as atividades presenciais.
As ocorrências de incêndio ocorrem com mais frequência do que a gente imagina, como conta o Tenente Leonardo Simões. O programa orienta também as crianças sobre a solicitação de socorro pelo 193 e a conscientização sobre o crime de enviar trotes à corporação.