A Câmara Municipal de Campinas aprovou, nesta quinta-feira, com 30 votos favoráveis, o projeto de lei que coloca Campinas no Consórcio para Compra de Vacinas contra a covid19. De autoria do Executivo, o PL inclui Campinas no Conectar, coordenado pela Frente Nacional de Prefeito, que autoriza a abertura de dotação orçamentária própria para a compra dos imunizantes.
O vereador, líder do governo na Câmara, Luiz Carlos Rossini (PV), defendeu a vacinação em massa como única forma de combater a pandemia. A vereadora Mariana Conti (PSOL), chegou a apresentar um projeto de lei, em dezembro de 2020, propondo a autorização para o governo municipal comprar vacinas contra a covid, aprovadas pela Anvisa, mas que foi arquivada, após parecer contrário da Comissão de Legalidade.
Ela votou favorável ao projeto do executivo, mas sugeriu a criação de um sistema de fiscalização para garantir a transparência do processo. O PL segue para sanção do prefeito Dário Saadi para que se torne Lei e o município passe a estar apto a comprar por intermédio do Consórcio ou eventual aquisição direta de vacinas. O projeto de lei foi protocolado na manhã desta terça-feira e a Casa agiu com celeridade para garantir a votação ainda nesta semana. Até o momento, prefeitos de mais de 1.700 cidades, entre elas 24 capitais brasileiras, já aderiram ao consórcio Conectar, lançado pela FNP para a compra de vacinas.